PROMOVENDO A APRENDIZAGEM E O PROTAGONISMO COM INOVAÇÃO E QUALIDADE

segunda-feira, 18 de junho de 2012

tudo o que você pode ser: QUÍMICA


É a ciência que estuda a matéria, sua composição e suas propriedades, transformações e combinações. O químico analisa substâncias e compostos, identifica suas propriedades e características físico-químicas, como elasticidade, resistência ou toxicidade. Investiga como os compostos reagem às variações de pressão e temperatura, entre outros fatores. Em indústrias químicas, por exemplo, pesquisa e cria novos materiais, controla e supervisiona a produção e aplica testes de qualidade. Entre suas atribuições também estão a elaboração de projetos de instalações industriais e a manutenção de equipamentos.

Dúvida do Vestibulando

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE QUÍMICA E ENGENHARIA QUÍMICA?
A principal diferença é em relação à área de atuação dos profissionais. Enquanto o químico trabalha basicamente em laboratórios, na realização de experimentos e análises químicas, desenvolvendo materiais e propondo novas reações para obter produtos químicos, o engenheiro químico atua diretamente no desenvolvimento e operação de processos químicos em escala industrial, dimensionando equipamentos e definindo as etapas do processo. Para realizar essas atividades tão distintas, o curso de Química tem um foco maior em disciplinas ligadas às ciências puras (química, física e matemática), enquanto a engenharia, embora necessite dessas mesmas ciências, trabalha mais com conceitos aplicados aos processos químicos, presentes em disciplinas como fenômenos de transporte e termodinâmica.

O mercado de trabalho

Os investimentos na indústria química brasileira devem chegar 167 bilhões de dólares até 2020, criando mais de 2 milhões de empregos, de acordo com um estudo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Vários motivos levam a esse quadro favorável, entre eles o crescimento econômico do país, a descoberta do pré-sal e ainda a versatilidade desse profissional. "A área química é muito vasta, desde tingimento de roupas e aditivos alimentares até CDs têm parte química. Sem falar na área forense, que tem avançado muito, e na parte de controle ambiental", explica a professora Márcia Guekezian, coordenadora do curso do Mackenzie, de São Paulo. Assim, ele pode atuar em diversos tipos de indústria, como alimentos, desenvolvimento de combustíveis baseados em fontes renováveis, farmacêutica, petroquímica, agroindustrial e da moda, ou, ainda, trabalhar na busca de soluções para suavizar as mudanças climáticas. A área ambiental é a que apresenta as melhores expectativas. Empresas grandes, como a Mercedes-Benz, possuem um departamento próprio para cuidar do reúso da água. Mas há a possibilidade de trabalhar em empresas que prestam serviços para grandes indústrias ou até mesmo como autônomo. As regiões industriais do Sudeste e Sul concentram a maior parte das vagas. Mas incentivos fiscais têm levado muitas empresas para o Nordeste, sinalizando com ótimas perspectivas. Para quem deseja se dedicar ao ensino, a demanda também é grande. Como há escassez de profissionais para dar aulas em escolas de Ensino Fundamental e Médio, há outros licenciados, como biólogos e engenheiros, ocupando essas vagas. 

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Sindicato dos Químicos e Engenheiros Químicos do Estado do Rio de Janeiro).

O curso

Há muitas opções de bacharelado em todo o país. Todos elas têm formação generalista nas quatro grandes áreas da química - orgânica, inorgânica, analítica e físico-química -, com aulas teóricas e em laboratório. A primeira metade do curso de química é composta de disciplinas básicas: química orgânica e inorgânica, física, cálculo e matemática, fundamentais nas análises das reações. A partir do terceiro ano da graduação, opta-se entre química pura e industrial. O estágio, que é obrigatório, abre as portas para o mercado de trabalho. Para atuar no Ensino Superior é necessário ter pós-graduação. (veja também o verbete Ciências Naturais, na pág. 96). Para dar aulas no Ensino Fundamental e Médio é preciso cursar licenciatura. Fique de olho: Algumas faculdades oferecem habilitação em química industrial ou tecnológica. Outras oferecem essa habilitação voltada para um setor específico, como alimentos (USP, UFPel), petróleo (UFRN) ou têxtil (Furb). 

Duração média: quatro anos. 

Outros nomes: Ciên. (quím.); Quím. (ind.); Quím. (orient. tecnol.); Quím. (tecnol.); Quím. Amb.; Quím. com Atribuições Tecnol.; Química de Produtos Naturais; Quím. Ind.; Quím. Tecnol.

O que você pode fazer

Ensino

Dar aulas no Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Meio ambiente

Desenvolver e acompanhar técnicas de tratamento de resíduos industriais, para impedir ou reduzir a poluição de água, ar e solo.

Pesquisa

Trabalhar em universidades, institutos de pesquisa, indústria e órgãos do governo, produzindo testes e publicando artigos científicos.

Química forense

Atuar na área de perícia, realizando testes a partir de evidências como impressão digital e compostos químicos para solução de crimes.

Química industrial

Desenvolver produtos e tecnologias para a indústria. Avaliar a viabilidade técnica e econômica de processos de fabricação e gerenciar a linha de produção, coordenando a instalação e a manutenção de equipamentos. Aperfeiçoar produtos que passem por tratamento químico. Na indústria alimentícia, procurar melhorar o sabor, o aroma e a conservação de alimentos. Nas tecelagens, testar e implantar materiais, texturas e cores em tecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário